A gestão de estacionamentos não é uma tarefa fácil, que necessita sempre estar inovando tecnologicamente para que a empresa prospere e gere lucros. Listamos cinco erros que são cometidos na gestão de estacionamentos e que devem ser evitados.
Deixar de colocar o cliente no centro das suas estratégias
O consumidor está mais exigente e crítico. Logo, as empresas precisam conhecer bem as suas necessidades e, assim, oferecer as melhores soluções para aquele perfil.
Não usar soluções tecnológicas
Errado. Elas devem ser usadas, sim, na gestão de estacionamentos. Por exemplo, a procura de vagas em estacionamentos pode ser facilitada com o uso de dispositivos inteligentes – sensores embutidos no chão ou câmeras avançadas. Esses equipamentos determinam os espaços vagos no estacionamento e em tempo real para os clientes. Além de satisfazer o consumidor, aumenta a competitividade do estacionamento. E, consequentemente, o lucro.
Equipe sem treinamento
O desempenho da operação de estacionamentos depende muito do desempenho de seus colaboradores.
Deixar de apostar na automação
Cancelas automáticas permitem um controle mais fácil do acesso dos veículos, além do pagamento dos motoristas. Tudo pode ser visualizado via software em tempo real. Além disso, erros de cobrança são evitados.
O número de colaboradores pode ser reduzido com a automação, sem se perder qualidade. A automação possibilita ainda mais segurança, com monitoramento 24 horas por dia, de segunda-feira a domingo, através de um tablet, PC, smartphone, etc., praticamente de qualquer lugar.
Pouco planejamento a longo prazo
A gestão de estacionamentos precisa acompanhar a indústria automobilística, que sempre está se renovando. Já surgiram os carros elétricos e os veículos autônomos. A gestão de estacionamentos deve incluir o planejamento para essa realidade, criando soluções para esses clientes.